MEDICINA NUCLEAR
"A MEDICINA NUCLEAR É UMA ESPECIALIDADE MÉDICA QUE UTILIZA RADIONUCLÍDEOS PARA FINS DIAGNÓSTICOS E TERAPÊUTICOS. É UM MÉTODO COMPLEMENTAR QUE EVIDENCIA FUNÇÃO DO METABOLISMO DO ÓRGÃO DE ESTUDO, ENQUANTO QUE A RADIOLOGIA CONVENCIONAL, A ULTRASSONOGRAFIA, RESSONÂNCIA MAGNÉTICA, TOMOGRAFIA, DESTACAM MELHOR O ASPECTO MORFOLÓGICO E ANATÔMICO".
- No diagnóstico, as imagens obtidas são “retratos internos” de como e onde ocorrem (nos órgãos examinados) as concentrações de radiofármacos em um indivíduo examinado. A imagem é adquirida de dentro para fora. Tais imagens são chamadas de cintilografias, e são formadas em telas de computadores após a detecção da radiação emitida pelo paciente em equipamentos chamados de “Gama-Câmaras” que podem possuir uma, duas ou mais “cabeçotes de detecção”, posicionados ao redor do paciente, com a intenção de detectar a radiação eletromagnética que este paciente emite. As técnicas SPECT e PET também fazem parte da área de diagnóstico em medicina nuclear.

Comentários
Postar um comentário