MEDICINA NUCLEAR

"A MEDICINA NUCLEAR É UMA ESPECIALIDADE MÉDICA QUE UTILIZA RADIONUCLÍDEOS PARA FINS DIAGNÓSTICOS E TERAPÊUTICOS. É UM MÉTODO COMPLEMENTAR QUE EVIDENCIA FUNÇÃO DO METABOLISMO DO ÓRGÃO DE ESTUDO, ENQUANTO QUE A RADIOLOGIA CONVENCIONAL, A ULTRASSONOGRAFIA, RESSONÂNCIA MAGNÉTICA, TOMOGRAFIA, DESTACAM MELHOR O ASPECTO MORFOLÓGICO E ANATÔMICO".

  • No diagnóstico, as imagens obtidas são “retratos internos” de como e onde ocorrem (nos órgãos examinados) as concentrações de radiofármacos em um indivíduo examinado. A imagem é adquirida de dentro para fora. Tais imagens são chamadas de cintilografias,   e são formadas em telas de computadores após a detecção da radiação emitida pelo paciente em equipamentos chamados de “Gama-Câmaras” que podem possuir uma, duas ou mais “cabeçotes de detecção”, posicionados ao redor do paciente, com a intenção de detectar a radiação eletromagnética que este paciente emite. As técnicas SPECT e PET  também fazem parte da área de diagnóstico em medicina nuclear.
  • Já na terapia com radiofármacos, o objetivo é concentrar estes produtos ao redor de um tecido ao qual se deseja concentrar doses, isto é, depositar as energias que as radiações emitem. Nestes casos, são usados radioisótopos que geralmente emitem partícula beta preferencialmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIREITOS GARANTIDOS EM LEI PARA QUEM ESTÁ EM TRATAMENTO DE CÂNCER

HISTÓRIA DA RADIOLOGIA NO BRASIL